Por que eu mudei de ideia (de novo) sobre vender meu livro

22:49


A vida é estranha.

Já faz um ano desde que decidi disponibilizar meu livro Deuses e Feras gratuitamente em diversas plataformas no entremeio dos domínios da grande e majestosa internet. Nem parece que faz tanto tempo. E sabe do quê? Não aconteceu nada.

É. Dei com os burros n'água.

Minha intenção ao disponibilizar o livro gratuitamente era atingir um público maior do que o que eu atingiria ao cobrar pelo livro. Ou pelo menos foi assim que eu pensei. Originalmente eu ia simplesmente vender o livro e fim de papo. Quem quisesse ler podeira comprar, ótimo. Mas aí conversei com o meu amigo Lodir Negrini (também escritor, que estava prestes a lançar seu livro e propagá-lo pela internet inteira de graça), e acabei me convencendo que era uma boa ideia.

E até foi!

Por um tempo, fiquei bastante empolgado com as perspectivas e com toda a ideia. Muita gente teria acesso gratuito ao meu livro e seria capaz de lê-lo - muitas mais do que se eu fechasse o círculo de possibilidades devido à necessidade de pagamento. Minha intenção ao lançar o livro por meio da autopublicação nunca foi exatamente ganhar dinheiro (embora eu não fosse recusá-lo, se fosse o caso); a ideia sempre foi atingir público, até porque minha grande vontade é a de ser publicado por uma editora tradicional. Eu sou fascinado pelo mercado editorial tradicional e pelas editoras que o compõem, então nada mais justo do que fazer as coisas direitinho.

Mas primeiro eu precisaria passar pelas partes chatas da coisa. Quando tentei pular etapas, no caso do meu primeiro livro, Agora eu Morro, as coisas até funcionaram, mas não foi bem como eu tinha planejado. Então eu estava decidido a fazer tudo certinho, dessa vez.


Então lá fui eu em busca de público! Fiz o grande truque de lançar-o-livro-de-graça-na-Kobo-e-obrigar-a-Amazon-a-deixar-meu-livro-de-graça-também e esperei, olhos grudados na tela, dedo batendo freneticamente no F5, pela chegada dos meus fiéis e empolgados leitores.

E aí é que está a questão. Eu sigo os esperando. É sério. De fato eu achei que seria só uma questão de tempo até que aqueles 63 leitores que baixaram o livro de graça em sua estreia falassem alguma coisa a respeito. Até que os 52 do dia seguinte viessem me congratular pela brilhante história. Que os 14 do terceiro dia me mandassem uma carta cheia de elogios. Que os miraculosos 20 que baixaram em um dia aleatório notassem a minha genialidade e fizessem avaliações extraordinárias lá na Amazon. E sigo esperando que as 2 últimas pessoas que baixaram o livro de graça hoje tenham o bom-senso de vir pessoalmente até mim apertar minha mão e dizer: "Ótimo trabalho, Fabio."

Mas não.

Ninguém

nunca

falou

N
A
D
A.

"Mas e aquelas duas avaliações que o seu livro já tem lá na Amazon, Fabio? Tá desmerecendo o pessoal que avaliou o seu livro?" Não! Claro que não. Às vezes, quando eu fico pensando em se sou um bom escritor ou não, eu passo por lá só pra ler aquelas duas avaliações solitárias e pensar "Ok, talvez eu até que dê pro gasto." Só que a questão é que aqueles dois fantásticos leitores não baixaram o livro de graça. Os dois compraram o livro no mês em que ele esteve à venda por R$ 5,99.


Que conclusão eu posso tirar disso?

A mais simples possível: que ninguém dá a mínima para o que vem de graça. Acho que é por isso que, quando eu estava no colégio e fazíamos uns brechós beneficentes, a gente cobrava R$ 1,00 por qualquer peça de roupa. Porque, se for de graça, as pessoas não dão valor. (Até porque elas efetivamente não deram nenhum valor pra conseguir isso.)

A culpa é minha também. Eu baixo livros grátis o tempo inteiro e não leio nenhum. Quem não faz isso? Mas o que eu decidi mesmo é que, a partir de agora, quem quiser o livro vai ter de comprá-lo na loja da Amazon e, já que pagou R$ 5,99 por ele, provavelmente vai ler. Ou é o que eu espero.

Enquanto isso, sigo feliz da vida com os resultados que Deuses e Feras vem alcançando no Wattpad. Incrível como a mesma coisa funciona de jeitos diferentes em plataformas diferentes, simplesmente pelo fato de a publicação no Wattpad ser seriada, e, assim, ser possível angariar leitores que, assíduos, esperam pelos próximos capítulos.

Mas isso é assunto para a próxima coluna.

Até lá, você pode comprar Deuses e Feras na Amazon, ou lê-lo gratuitamente, de forma seriada, no mundo lindo e colorido do Wattpad.

---

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D